Notícias

Reportagem do Bom dia MS destaca trabalho de recuperação realizado pela ARCP Guariroba

Publicado em 15 de Julho de 2025

Em 10 anos de trabalho, ARCP plantou 270 mil mudas em 136 hectares na APA do Guariroba



O jornal Bom Dia MS, da TV Morena, exibiu uma reportagem do jornalista Dyego Queiroz sobre o impacto do desmatamento do Cerrado na conservação e na qualidade da água. Na matéria, o presidente da Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba), Claudinei Menezes Pecois, explica como é realizado o trabalho de recuperação das áreas degradadas. "São áreas que já estão em processo de degradação muito avançado, conversamos com o produtor rural, com os parceiros, selecionamos essas áreas para fazemos o plantio de mudas e já estamos usando técnicas diferentes, com mudas e sementes, porque o solo é muito pobre, arenoso e se ficarmos trabalhando só com uma técnica, a restauração demora muito", explicou, durante a entrevista. Claudinei também detalhou as mudanças positivas após o trabalho de recuperação. O supervisor de projetos da ARCP Guariroba, Walter Thaler, ressaltou a importância da mata ciliar para a evitar a sedimentação e o assoreamento dos rios e córregos que fazem parte da APA do Guariroba.

Clique no link abaixo e assista à matéria completa.

Ver matéria
Reportagem do Bom dia MS destaca trabalho de recuperação realizado pela ARCP Guariroba Associação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
Logomarca ARCP Guariroba
ARCP Guariroba
O jornal Bom Dia MS, da TV Morena, exibiu uma reportagem do jornalista Dyego Queiroz sobre o impacto do desmatamento do Cerrado na conservação e na qualidade da água. Na matéria, o presidente da Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba), Claudinei Menezes Pecois, explica como é realizado o trabalho de recuperação das áreas degradadas. "São áreas que já estão em processo de degradação muito avançado, conversamos com o produtor rural, com os parceiros, selecionamos essas áreas para fazemos o plantio de mudas e já estamos usando técnicas diferentes, com mudas e sementes, porque o solo é muito pobre, arenoso e se ficarmos trabalhando só com uma técnica, a restauração demora muito", explicou, durante a entrevista. Claudinei também detalhou as mudanças positivas após o trabalho de recuperação. O supervisor de projetos da ARCP Guariroba, Walter Thaler, ressaltou a importância da mata ciliar para a evitar a sedimentação e o assoreamento dos rios e córregos que fazem parte da APA do Guariroba. Clique no link abaixo e assista à matéria completa. Ver matéria