Revista do Sindicato Rural de Campo Grande destaca fim do pagamento de PSA aos produtores rurais da APA do Guariroba
Publicado em 07 de Agosto de 2025
Reportagem mostra como que os repasses foram interrompidos no início de 2025, gerando insegurança quanto à
continuidade das ações de preservação da área
A revista de agosto do Sindicato Rural de Campo Grande traz uma reportagem completa sobre a interrupção, no início deste ano, dos repasses do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que remuneravam produtores rurais por práticas de conservação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba. O fim do repasse está gerando frustração, prejuízos financeiros e insegurança quanto à continuidade das ações de preservação. A Bacia do Guariroba é responsável por abastecer quase 50% da população de Campo Grande com água potável.
Os primeiros contratos foram firmados em 2013, dentro do Programa Manancial Vivo, quando 25 propriedades da região passaram a adotar medidas como a recuperação de nascentes, cercamento de áreas sensíveis e plantio de mudas nativas, protegendo o solo e os recursos hídricos da região. A iniciativa foi coordenada localmente pela ARCP, que é referência em ações ambientais em Mato Grosso do Sul.
"O produtor rural precisa ser reconhecido como guardião da natureza. Quem cuida da nascente, protege a água e recupera o que foi degradado precisa de incentivo para continuar esse trabalho. O PSA é a forma mais justa de garantir isso", destaca Claudinei Menezes Pecois, presidente da ARCP.
A matéria completa está na página 15 da revista. Clique no link abaixo para acessar o conteúdo.
Revista do Sindicato Rural de Campo Grande destaca fim do pagamento de PSA aos produtores rurais da APA do GuarirobaAssociação de Restauração, Conservação e Preservação de produtores de água da Bacia do Guariroba.
Author:
ARCP Guariroba
A revista de agosto do Sindicato Rural de Campo Grande traz uma reportagem completa sobre a interrupo, no incio deste ano, dos repasses do Programa de Pagamento por Servios Ambientais (PSA), que remuneravam produtores rurais por prticas de conservao da rea de Proteo Ambiental (APA) do Guariroba. O fim do repasse est gerando frustrao, prejuzos financeiros e insegurana quanto continuidade das aes de preservao. A Bacia do Guariroba responsvel por abastecer quase 50% da populao de Campo Grande com gua potvel.
Os primeiros contratos foram firmados em 2013, dentro do Programa Manancial Vivo, quando 25 propriedades da regio passaram a adotar medidas como a recuperao de nascentes, cercamento de reas sensveis e plantio de mudas nativas, protegendo o solo e os recursos hdricos da regio. A iniciativa foi coordenada localmente pela ARCP, que referncia em aes ambientais em Mato Grosso do Sul.
"O produtor rural precisa ser reconhecido como guardio da natureza. Quem cuida da nascente, protege a gua e recupera o que foi degradado precisa de incentivo para continuar esse trabalho. O PSA a forma mais justa de garantir isso", destaca Claudinei Menezes Pecois, presidente da ARCP.
A matria completa est na pgina 15 da revista. Clique no link abaixo para acessar o contedo.
Leia aqui