Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
27 de Abril de 2024.

Ações

ARCP e parceiros instalam portais informativos na APA do Guariroba

A Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba), em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Cooperativa de Crédito Sicredi e Energisa, iniciou a instalação de quatro portais informativos nas entradas da Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba. A ação, em comemoração à semana da Água, tem o objetivo principal de conscientizar a população sobre a importância de conservar essa região. Também foram plantadas sementes de palmeiras, principalmente Guariroba, nas proximidades dos portais.

O presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, explica que o trabalho da associação é principalmente a preservação da água. “A bacia do Guariroba é produtora de água que abastece Campo Grande e os portais vão indicar para a população onde fica essa área de 36.200 hectares, tão relevante para os campo-grandenses”, ressalta ele.

No total, serão instalados quatro portais, sendo três em estradas vicinais que atravessam a APA (CG-140, CG-160 e na CG-180), através da BR-262 e o quarto será fixado do outro lado, na MS-040. Os portais terão oito metros de extensão e sete metros de altura e as placas terão os seguintes dizeres: “Seja bem-vindo - Área de Proteção Ambiental - Bacia do Guariroba - água que abastece Campo Grande” e, para quem estiver saindo da Bacia: “Volte sempre - Área de Proteção Ambiental - Bacia do Guariroba - água que abastece Campo Grande”.

Para Claudinei Pecois, a instalação dos portais indica ao visitante a entrada da APA e a necessidade de preservar o meio ambiente. “São quase 30 anos de trabalho na região, com plantio de mudas, cercamento de nascentes, terraceamento, tudo em prol da preservação de água. Agora, queremos que a população conheça mais aquele local e que nos ajude a recuperar e conservar”, alerta o presidente.

O presidente do Sicredi União MS/TO, Celso Ramos Regis, destaca que a cooperativa é uma instituição financeira da comunidade, tem uma preocupação muito forte com todas as questões que envolvem o bem-estar e a sustentabilidade. “Esse modelo de organização econômica da sociedade com um empreendimento cooperativo tem esta preocupação de conservar e de preservar a vida acima de tudo. Parabéns a todos”, afirma ele.

Já a engenheira ambiental da Energisa Mato Grosso do Sul, Giovana Marques, avalia a instalação dos portais como um marco para a APA do Guariroba. “Água é energia elétrica, não temos como tirar um conceito do outro, então a água por ser a fonte da nossa geração de energia. A Energisa entende a necessidade de conservação dos nossos recursos naturais e procura sempre atuar, de uma forma proativa, em ações e projetos que visem a preservação dos nossos recursos. A APA do Guariroba tem uma importância já que é responsável por 40% do consumo de água do abastecimento público de Campo Grande e a empresa fica muito grata em poder fazer parte dessa ação e conseguir, por meio da nossa parceria, viabilizar o projeto “, lembra a engenheira ambiental.

Meta de 1 milhão de mudas

Até este ano, foram restaurados 90 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), com o plantio de 150 mil mudas nativas. “A nossa meta é chegar a um milhão de mudas plantadas. Ainda precisamos recuperar cerca de 650 hectares de área. Vamos plantar mudas nas entradas, onde serão instalados os portais. A ideia é fazer um corredor ecológico de palmeiras, principalmente de guariroba. Essas palmeiras da região vão servir de alimento para a fauna, para as aves que nos ajudam na dispersão dessas sementes”, ressalta o presidente da ARCP Guariroba.

Além dos portais, ARCP Guariroba também instalou, em parceria com o MPMS, 95 placas indicativas e educativas com objetivo de identificar, orientar e conscientizar os moradores da região, visitantes e a população em geral sobre a importância da APA.

Voltar