Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
27 de Abril de 2024.

Ações

ARCP inova e usa drone para mensurar área de recuperação de pastagens em projeto com o WWF-Brasil

Mais um projeto foi finalizado pela Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) em parceria com o WWF-Brasil, reabilitação de pastagens degradadas na APA do Guariroba e foi utilizado drone para mensurar o trabalho de recuperação nas áreas acompanhadas. O projeto com o WWF começou em outubro do ano passado e já cumpriu todas as metas traçadas para a recuperação das áreas da Bacia do Guariroba, responsável por 50% do abastecimento de água da população de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Além da recuperação da vegetação nativa de 15 hectares de APPs, os técnicos da ARCP também desenvolveram o processo de reforma, recuperação e manutenção de pastagens degradadas. O médico veterinário da ARCP, Walter Thaler, explica que são feitas reformas de pastagens nas fazendas, com os terraços para conter a água da chuva.

De acordo com Walter, o levantamento dessas curvas auxilia na contenção da água já que em várias áreas há uma certa declividade. “É para que a água não escoe, formando erosões nas áreas restauradas e também para não carregar areia, detritos e porção de fertilidade do solo que a gente está instaurando nesses locais”, ressalta ele.

Segundo o médico veterinário, a ARCP está fazendo um trabalho pioneiro com sobrevoo de drone. “A gente captura imagens em alta definição, depois roda num software e joga num programa que mostra quantos quilômetros de curva de nível a gente levantou naquela propriedade”, conta ele.

Esse levantamento, conforme Walter, é feito para respaldo legal e até para conhecimento das áreas. “Cada área é diferente, vai demandar mais ou menos curvas. A gente quer saber na nossa região, quanto que a gente conseguiu, em parceria com os produtores, levantar, em quilômetros, de curva de nível, de terraços, pensando na conservação do solo”, finaliza o médico veterinário.

O presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois, alerta que o trabalho de recuperação e manutenção tem que ser frequente para a preservação da Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba. “Vamos continuar trabalhando junto com nossos parceiros para, cada vez mais, preservar o meio ambiente”, afirma ele.

Voltar