Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
27 de Abril de 2024.

Ações

ARCP e MPMS finalizam projeto de sinalização da APA do Guariroba com a instalação de 95 placas educativas

Em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) finalizou, nesta semana, a terceira etapa do projeto de sinalização da Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba, com a instalação de mais 44 placas educativas em todo o perímetro da bacia. No total, foram instaladas 95 placas indicativas e educativas com objetivo de identificar, orientar e conscientizar os moradores da região, visitantes e a população em geral sobre a importância da recuperação e preservação das Áreas de Proteção Permanentes (APPs).

A primeira etapa do projeto foi realizada em 2021, quando foram instaladas 16 placas indicativas. Na segunda fase, em agosto, a região da APA recebeu mais 35 placas indicativas e, agora, na terceira etapa, outras 44 placas educativas foram fixadas na área. Através de uma parceria com a ARCP, o MPMS destinou recursos específicos para instalação dessas placas de sinalização da região e a associação criou o layout das placas, contratou o serviço de fabricação e também ficou responsável pela instalação dessas placas na bacia do Guariroba.

Nesta terceira etapa, a cada dois quilômetros de distância a partir da BR-262 e da MS-040, a ARCP instalou placas indicativas nas estradas vicinais CG-140, CG-160 e CG-180, que atravessam a APA. Na CG-140, foram colocadas 15 placas e a CG-160 ganhou 18 placas, sendo quatro delas no Córrego dos Tocos (tubão), onde acontece a maior aglomeração de visitantes da Bacia. Já a CG-180, recebeu 11 placas. “Os usuários que passavam pela Bacia do Guariroba não tinham noção de onde estavam, da importância daquele local”, conta o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois.

De acordo com Claudinei, o projeto de sinalização com placas educativas na APA do Guariroba é muito importante para a que as pessoas conheçam essa região da cidade. “A partir do momento que as pessoas conhecerem o local, a importância dessa região, elas passarão a valorizar mais, a respeitar mais, poluindo menos e também ajudando com a preservação das matas ciliares e a limpeza dos córregos que abastecem o manancial da Bacia do Guariroba”, explica ele.

Para o presidente da ARCP, a parceria com o MPMS traz inúmeros resultados positivos, principalmente, em relação aos impactos causados pela população que frequenta a região. “Esperamos que com essas informações que foram colocadas, através das placas, as pessoas passem a ter um olhar diferenciado. Evitando, por exemplo, o descarte de lixo nas vias para que não chegue aos córregos e dirigindo com mais cautela para que os animais não sejam atropelados. Que as pessoas tenham esse olhar consciente para que nos ajudem a conservar e a manter essa área de abastecimento hídrico preservada para Campo Grande e também para as gerações futuras”, finaliza Claudinei.

Voltar