Logo ARCP Guariroba Campo Grande MS

Campo Grande
27 de Abril de 2024.

Ações

Balanço ARCP 2023: trabalho e ações em prol do meio ambiente

Um ano de muitas ações e projetos de recuperação e desenvolvimento para a Área de Proteção Ambiental (APA) do Guariroba. É desta forma que a Associação de Recuperação, Conservação e Preservação da Bacia do Guariroba (ARCP Guariroba) encerra 2023 e já se prepara para novos desafios para o próximo ano.

O ano já começou com treinamento e muito trabalho. Durante quatro dias de janeiro, a ARCP Guariroba e o Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (IASB) participaram de cursos teóricos e práticos de “muvuca”, técnica de plantio onde sementes de várias espécies nativas e adubação verde são misturadas e plantadas diretamente no solo. O curso foi ministrado pela empresa VerdeNovo Sementes Nativas, contratada pelo WWF-Brasil e pela Tapestry Foundation.

Em março, em comemoração do Dia Mundial da Água, a ARCP iniciou o plantio de 5 mil mudas nativas do cerrado na APA do Guariroba, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e integrantes do Conselho Gestor da APA do Guariroba, além da presença do WWF-Brasil. Em cinco anos de trabalho da associação, já foram restaurados 80 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

A ARCP Guariroba também teve seu trabalho reconhecido ao receber o Prêmio Ipê Amarelo de Meio Ambiente, que integrou a X Semana de Meio Ambiente do Crea-MS, realizada em junho. O objetivo da premiação é destacar projetos e iniciativas que promovem o uso sustentável, a preservação e a recuperação de recursos naturais. “Vamos sair daqui revigorados para uma próxima etapa de plantios, um trabalho de recuperação na APA do Guariroba, que a gente sabe a importância daquele local, daquele território, que abastece a água de grande parte da população de Campo Grande”, agradeceu, na ocasião, o presidente da ARCP Guariroba, Claudinei Menezes Pecois.

Outro destaque foi a entrega, em parceira com o Instituto Taquari Vivo, de quase uma tonelada de sementes de árvores nativas do cerrado ao Imasul com o objetivo de auxiliar na recuperação do Parque Estadual da Bacia do Alto Taquari. Também foi finalizado mais um projeto de restauração ecológica, desta vez de 15 hectares de Áreas de Preservação Permanentes (APPs) hídricas, e o fomento da rede de sementes na bacia hidrográfica do Córrego Guariroba, em parceira com o WWF-Brasil. Com a recuperação dessas áreas, o número de animais na região aumentou.

A tecnologia teve papel importante neste ano, com um projeto inédito da ARCP para mensurar as práticas de conservação do solo na Bacia Hidrográfica do Córrego Guariroba com o uso de drone. No total, foram avaliados 530,38 hectares em cinco propriedades. O projeto faz parte do trabalho para a reabilitação de pastagens degradadas na APA do Guariroba, em parceria com o WWF-Brasil.

Em parceria com o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), ARCP Guariroba finalizou, o projeto de sinalização da APA do Guariroba, com a instalação de 95 placas indicativas e educativas com objetivo de identificar, orientar e conscientizar os moradores da região, visitantes e a população em geral sobre a importância da recuperação e preservação das Áreas de Proteção Permanentes (APPs).

A ARCP Guariroba participou de 11 reuniões ordinárias, além das extraordinárias, do Conselho Gestor da APA do Guariroba, colegiado importante que traz um olhar diferenciado para a região. A associação também teve papel fundamental na criação e instalação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo (CBH Pardo), aprovado neste mês pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (CERH). A bacia é considerada uma das mais importantes já que abrange Campo Grande e outros 10 municípios de Mato Grosso do Sul.

Durante todo o ano de 2023, o trabalho desenvolvido pela ARCP foi destaque nas mídias regionais e nacionais. Os projetos e as ações realizadas pela associação foram temas de matérias veiculadas no Jornal Nacional, Jornal Hoje, Canal do Boi, G1MS, TV Morena, Rede E, entre outros.
Para o presidente da ARCP Guariroba, este ano foi de muito trabalho e realizações, sempre com a parceria de órgãos públicos e privados. “São muitos anos dedicados à recuperação e à preservação da APA do Guariroba, em prol de um bem comum: o meio ambiente. Em 2024, vamos continuar com o nosso trabalho, com novos desafios e projetos”, finaliza Claudinei Pecois.

Voltar